SPDA e Aterramento
Laudos e Inspeções
Elaboração e Requisitos:
- O Laudo de Inspeção do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas – SPDA, é um documento técnico realizado por um profissional legalmente habilitado (Engenheiro Eletricista) contendo os registros das inspeções, inspeção visual, medições do sistema de aterramento, apontamento de não conformidades (se aplicável), relatório fotográfico e sugestões para adequações das não conformidades (quando aplicável). Nas inspeções é também avaliado as MPS(Medidas de Proteção contra Surtos), como por exemplo os DPS(Dispositivo de Proteção Anti-Surto) da empresa. Fazem parte integrante deste laudo: a ART (CREA) e o Certificado de Calibração dos Equipamentos de Medição utilizados.
- O Laudo de SPDA é um documento obrigatório pela legislação vigente, conforme item 10.2.4.b da NR-10 do Ministério do Trabalho e Emprego e é exigido pelo Corpo de Bombeiros para obtenção e renovação de AVCB e por Seguradoras na obtenção de apólices e sinistros.
- As medições para emissão do Laudo Técnico de SPDA (para-raios) tem validade de 1 a 3 anos, variando conforme a região que a edificação se localiza (litorânea e comum) e se possui área classificada ou não. Além da medição, a norma ABNT NBR 5419/2015 exige que semestralmente seja realizado a inspeção visual no SPDA, atestando assim a integridade do sistema.
- Conforme preconiza o item 10.2.7 da NR10, todo documento pertencente ao PIE(Prontuário das Instalações Elétricas) NR10 devem ser emitido somente por um profissional legalmente habilitado, ou seja, Engenheiro Eletricista.